O assunto ainda é um tabu, tanto na imprensa como no dia a dia da população. Mas falar sobre o suicídio e como preveni-lo é cada vez mais urgente. Neste mês, conhecido como Setembro Amarelo, é realizado em todo o Brasil um trabalho de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e o CIESP contribui com essa campanha.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, envolvendo cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% das ocorrências de suicídio estavam relacionadas a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Precisamos mudar essa realidade.

Na condição de referência regional em saúde mental, o Ciesp Caps I Acolher conta com uma linha de ação específica para garantir apoio emocional e prevenção ao suicídio.

A estrutura inclui uma equipe profissional atuando na unidade localizada na Rua Antônio Correia de Almeida, nº 338, Bairro Santo Antônio, Bicas (MG). Os contatos também podem ser feitos pelo telefone (32) 3271-2125.

A população pode contar, também, com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento gratuito a qualquer pessoa e garantia de sigilo profissional. O CVV atende pelo telefone 188, 24 horas por dia.

Exerça a empatia, Setembro Amarelo todo dia!