Com a pandemia, tratar da saúde mental tornou-se algo ainda mais importante. E o Ciesp, por meio do CAPS I Acolher, visa apoiar, de forma gratuita e humanizada, aqueles que apresentam sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os decorrentes do uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas.
Devido aos cuidados necessários com o coronavírus, respeitando as normas de biossegurança, o atendimento presencial foi adequado, com período de permanência e atendimentos das 7h às 16h. Os usuários são acolhidos de forma individual pela equipe profissional do Caps, depois passam por atendimentos individuais ou em grupo e também participam das atividades nas oficinas terapêuticas promovidas pelo serviço.
Para aprimorar a oferta de atividades e os cuidados com os atendidos, são realizadas reuniões periódicas de matriciamento, num processo de construção compartilhada de propostas terapêuticas com os profissionais de cada município do consórcio.
Atualmente são atendidos pacientes de Bicas, Chiador, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas e Senador Cortes, a partir de encaminhamento pela rede ou por procura espontânea.
O Ciesp Caps I Acolher funciona na Rua Antônio Corrêa de Almeida, n° 338, no Bairro Santo Antônio, em Bicas. O telefone de contato é (32) 3271-2125.