Profissionais do CIESP participaram, nesta semana, de uma reunião para discutir ações da Saúde Única, termo integrado que considera conjuntamente a saúde humana, animal e ambiental.

O encontro foi coordenado pelos médicos veterinários Ana Carollyne Lopes de Oliveira e Filipe Rocha Manso e contou com a presença da fiscal sanitária Franciane Martins Rudgero Amorim; da técnica de intervenção Mariana da Silva Gouveia e da engenheira ambiental Lívia Silva Costa.

O objetivo foi difundir o conceito e as aplicações da Saúde Única, discutir o que está sendo feito no CIESP nesse âmbito, promover a troca de experiências e possibilitar a formação de novas colaborações e parcerias.

Conceito Saúde Única

O conceito Saúde Única define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da Saúde Pública.

As interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras.

Equipes formadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuando de maneira integrada, têm maior capacidade de intervir em problemas e atender às necessidades dos municípios em termos sanitários e ambientais.