A pandemia por coronavírus foi o tema central da Assembleia Geral de Prefeitos realizada hoje, dia 27, pelo Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP. Devido às recomendações gerais para evitar os riscos de propagação do vírus, pela primeira vez a reunião foi realizada por videoconferência.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do CIESP, prefeito de Mar de Espanha Welington Marcos Rodrigues, falou do grande desafio enfrentado pelos municípios neste momento, lembrando que o mês de abril será decisivo. “Pelas projeções dos especialistas, vamos registrar o pico da pandemia no próximo mês. Devemos estar preparados”, alertou.

Os prefeitos apresentaram um balanço da situação em seus municípios, com atenção especial às providências tomadas para oferecer segurança sanitária à população. Até o momento nenhum município integrante do CIESP possui caso confirmado da doença.

A preocupação com os reflexos econômicos da crise também foi apresentada pelos gestores municipais. O principal temor é que a queda drástica da atividade econômica traga reflexos negativos para a arrecadação e para as finanças dos municípios. Uma das orientações apontou para a união de esforços envolvendo a Associação Mineira dos Municípios visando buscar junto aos governos Estadual e Federal medidas de apoio financeiro aos municípios.

Também estiveram em pauta as ações adotadas pelo CIESP durante o período. A equipe do Consórcio tem mantido contato permanente com os secretários municipais, repassando orientações e oferecendo o devido apoio. Outra providência em análise é a compra compartilhada de testes para a Covid-19. O levantamento de preços e os estudos para a elaboração de um convênio já estão em andamento.