O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA-CIESP) é responsável pela fiscalização das agroindústrias voltadas para a produção e transformação de itens como carne e seus derivados, leite e seus derivados, mel de abelha e seus derivados, ovos e seus derivados, além de entrepostos de pescado e seus derivados e produtos não comestíveis de origem animal.

Criado de forma consorciada pelos municípios da área de atuação do CIESP, o Serviço atende, atualmente, às cidades de Bicas, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas e Senador Cortes.

O órgão oferece vantagens como:

  • Melhoria na prestação de serviços à população;
  • Garantia de alimentos seguros;
  • Respeito ao Código de Defesa do Consumidor;
  • Atendimento às exigências dos órgãos de controle;
  • Estímulo à formalização das agroindústrias;
  • Adesão ao SISBI-POA/SUASA, que permite regularizar e ampliar a comercialização de produtos de origem animal para todo o território nacional;
  • Ampliação do mercado consumidor para as agroindústrias inspecionadas na abrangência de atuação do consórcio CIESP, bem como o incremento na geração de emprego e renda e na atração de agroindústrias para a região.

Além de incentivar, na nossa região, as pequenas empresas e empreendedores a saírem da informalidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural e oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade garantida.

Outro grande avanço é a emissão de CERTIFICADO para empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias regulamentadas por legislação especifica, garantindo qualidade e higiene em seu processo de produção.

Clique aqui para acessar as leis do SIPOA

Cartilha SIPOA

Cartilha: Passo a passo para o registro de estabelecimento junto ao SIM/CIESP

Cartilha: Você conhece o SIM/CIESP?

Documentação necessária para registro junto ao Serviço de Inspeção

Requerimentos para aprovação pelo SIPOA