Senador Cortes

Gentílico
Senador-cortense

Prefeito
João Lúcio Dutra Ferreira

Site
www.senadorcortes.mg.gov.br

População estimada (2017)
2.049 pessoas

PIB per capita (2015)
R$ 9.822,18

Área (2016)
98,336 km²

Outros dados
IBGE Cidades

História

A origem do município de Senador Côrtes remonta o período do café na Zona da Mata Mineira. Havia uma estalagem onde os tropeiros pernoitavam, com o passar do tempo, algumas famílias vieram a se estabelecer no local, surgindo então uma vila, cujo nome era São Sebastião do Monte Verde.

O nome Senador Cortes é uma homenagem ao ilustre filho, o Senador Agostinho Cesário de Figueiredo Côrtes, que fora médico na região e fundador da Santa Casa de Misericórdia de Mar de Espanha. A emancipação foi idealizada e negociada por um filho da terra: Antônio de Souza Rabelo e ocorreu em 1º de março de 1963 após muito trabalho e longas negociações.

A economia do município gira em torno da agropecuária, principalmente a pecuária leiteira, além da indústria de confecções. Um marco na história do município foi a conclusão da via asfáltica que proporciona mais facilidades no escoamento da safra agrícola, além de permitir o desenvolvimento econômico local.

Senador Cortes é marcada por sua população simples e hospitaleira, sendo o turismo rural um atrativo à parte. O município possui uma bela cachoeira, além de estradas secundárias propícias à prática de trilhas com motos e carros de tração nas quatro rodas.

Algumas festas tradicionais atraem pessoas de toda a região como a Exposição Agropecuária, realizada entre a segunda e terceira semana de junho, a Festa da Primavera, que ocorre na última semana de setembro, além das festas religiosas.

Fonte
Site da Prefeitura de Senador Cortes