Guarará
Gentílico
Guararense
Prefeito
José Maurício de Sales
População estimada (2017)
3.938 pessoas
PIB per capita (2015)
R$ 9.931,60
Área (2016)
88,655 km²
Outros dados
IBGE Cidades
História
Dos indígenas, que apenas a tradição registra, quase ou nada se sabe. O aborígene, esqueceu-o a história, que os traz o relato de que em 20 de julho de 1828, Domingos Ferreira Marques e sua mulher, D. Feliciana Francisca Dias, doaram 40 alqueires de terra para a criação de curato, que se denominou 'Curato do Espírito Santo'.
A partir da pecuária e posteriormente da cafeicultura foi o território, aos poucos, sendo ocupado, e em princípios do Século, o café constituía a principal fonte de riqueza da Região, onde se encontravam os grandes compradores do produto. O que de fato consolidou o desenvolvimento foi a implantação dos trilhos da Estada de Ferro União Mineira (Depois Estrada de Ferro Leopoldina), que passavam pelo local denominado arraial das Taboas, hoje Município de Bicas.
Guarará, vocábulo de origem Tupi-Guarani, que significa, segundo alguns, 'Tambor usado pelos gentios', ou segundo outros, 'Manhoso' ou 'Investigador', não vem , como possa parecer, da influência das palavras usadas pelos prováveis silvícolas que habitavam a região.
Conta a tradição que, vindos da Região de Barbacena, os primeiros desbravadores, porque, em sua terra de origem, havia um riacho com o nome de 'Guarará', talvez por saudosismo, denominaram o local de 'Espírito Santo do Guarará', em substituição a Espírito Santo do Mar de Espanha, ditado pelo sentimento de emancipação, que aquela época surgia.
Em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual nº 343, a Vila passou a denominar-se, simplemente, 'Guarará'. Pela divisão administrativa de 1911, o Município era integrado por três Distritos: Guarará, Bicas e Maripá de Minas.
A Lei Estadual nº 843, de 07/09/1923, que criou o Município de Bicas, desmembrou-o de Guarará, permanecendo a sede no Distrito de Maripá de Minas. Mais tarde, em 31/12/1962, a Lei de nº 2764 criou o Município de Maripá de Minas, desmembrando-o de Guarará. Ficou Guarará, então, constituído de um único Distrito.
Fonte
Fonte
IBGE
Arquivo da Agência do IBGE de Bicas