Argirita

Gentílico
Argiritense

Prefeito
Alex Andrade Anzolin

Site
www.argirita.mg.gov.br

População estimada (2021)
2.681 pessoas

PIB per capita (2019)
R$ 12.713,94

Área (2021)
159,378 km²

Outros dados
IBGE Cidades

História

A região onde se localiza o município foi habitada, primitivamente, pelos índios das tribos puris e botocudos. A terra, rica em matas e pedras preciosas, atraiu inúmeros aventureiros, que ali se radicaram. Entre os primeiros moradores destaca-se José Paradelas, possuidor de grande fazenda no local e que, temeroso de que seus filhos fossem convocados pela Revolução de 1842, fez promessa ao Senhor Bom Jesus de doar terrenos para construção de uma capela, caso ficassem livres da luta. Atendido, ergueu a igreja, em torno da qual se formou a povoação.

O desenvolvimento do território bem como sua ocupação deveu-se, inicialmente, à exploração das riquezas minerais, destacando-se as pedras preciosas. Solo fértil e rico em reservas naturais, logo as atividades agrícolas se desenvolveram, seguidas da criação do gado bovino para corte e leite constituindo as principais fontes da economia municipal.

O primeiro nome da localidade foi Senhor Bom Jesus, acrescido depois do complemento 'do Rio Pardo'. Em virtude da abundância de pedras preciosas.

Origem do Topônimo: foi mudado para Argirita, extraído do grego Argi = pedra prateada e do Tupi-Guarani Ita - pedra.

Fonte: IBGE