Cumprindo sua missão de integrar os municípios para a tomada de decisões estruturadas, o Ciesp articulou junto aos consorciados a assinatura do Pacto Regional Pela Saúde. A medida significa a adoção de uma linha de ação compartilhada a respeito dos eventos culturais, diante da pandemia de Covid-19.
Com isso, Bicas, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno firmaram o pacto que suspende eventos de médio e grande porte, como shows e exposições agropecuárias promovidas pelas administrações municipais, por um período de seis meses, a contar do dia 4 de fevereiro.
A decisão foi tomada levando em conta o cenário epidemiológico ainda instável na região desde o início do ano, principalmente a partir da chegada da variante Ômicron ao Brasil; além dos índices de vacinação de terceira dose ainda insatisfatórios em boa parte do país. Vale destacar que grandes eventos geralmente são agendados e preparados a médio prazo, o que, diante do quadro de imprevisibilidade, dificulta ainda mais suas chances de organização segura e bem-sucedida pelas entidades, empresas e pelo Poder Público.
As medidas serão válidas até o mês de agosto.
O Ciesp segue atento às questões relacionadas à doença e no apoio aos consorciados.