O Ciesp está desempenhando um papel fundamental na integração entre o Governo de Minas e os municípios consorciados, por meio do projeto Governo Itinerante. No dia 20 de setembro, segunda-feira, três assessores do Governo Estadual permaneceram durante todo o período, na sede do Consórcio, recebendo os prefeitos da região e suas comitivas.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o Governo Itinerante visa diagnosticar as principais demandas e carências dos municípios mineiros e montar um Plano de Ação para auxiliar as administrações municipais no atendimento da população.

Michelle Costa, assessora especial de Governo esclareceu o objetivo dos encontros: “A intenção é superar algumas situações que vinham limitando o relacionamento com os municípios. Com essas visitas a todas as regiões, buscamos garantir em tempo hábil, o repasse de informações e orientações aos prefeitos e Câmaras Municipais quanto a procedimentos, contratos, convênios e oportunidades de parcerias.”

Estiveram presentes os prefeitos José Maurício de Sales (Guarará), Marcos Araújo Lima (Descoberto), Ernandes José da Silva (São João Nepomuceno), Itiberê Rodrigues dos Santos (Chiador), João Lúcio Dutra Ferreira (Senador Cortes), Francisco de Assis de Jesus Furtado (Mar de Espanha), Hélber Marques Corrêa (Bicas) e Glauco Braga Fávero (Pequeri). Os prefeitos Vagner Fonseca Costa (Maripá de Minas) e Cristiano Correa Coletta (Rochedo de Minas) foram atendidos anteriormente.

Além de Michelle Costa, a equipe do Estado contou com os assessores Felipe Batista e Vinícius Goulart. Todas as audiências tiveram, ainda, a participação da Secretária Executiva do Ciesp, Mônica Loureiro Müller Pessôa.

Entre as demandas apresentadas pelos municípios consorciados estão o custeio da saúde, investimentos em saneamento básico, melhorias na BR 267, ampliação do efetivo policial, asfaltamento, regularização de loteamentos e obras de infraestrutura, melhorias nos serviços da CEMIG e da COPASA, educação e o desenvolvimento regional.

O presidente do Consórcio e prefeito de Guarará, José Maurício de Sales, fez uma avaliação positiva da rodada de conversas: “Pela primeira vez os municípios mineiros estão sendo ouvidos pelo Governo Estadual. O trâmite junto ao Estado está facilitado como nunca. Isso é muito importante para buscar o desenvolvimento dos municípios e de toda região, atendendo melhor a população em todos os setores”.