O CIESP teve participação marcante na Campanha Janeiro Branco. Durante o mês, o Consórcio colocou em prática uma programação sintonizada com o esforço mundial para colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
Momento de genuína inserção social foi o passeio realizado com os usuários das duas unidades do CAPS. No dia 27, o grupo foi levado a um clube da cidade de Rochedo de Minas, onde pôde participar de várias dinâmicas, com direito a piscina, música, jogos educativos e atividades de lazer.
Outra atividade aconteceu no dia 29 de janeiro, quando a enfermeira Talita de Souza Matos e a psicóloga Rosália de Paula realizaram uma sala de espera na sede do CIESP. Os usuários que aguardavam atendimento participaram de um momento de escuta em que puderam fazer relatos pessoais sobre o tema central da conversa: “Como lidar com seus sentimentos”.
Reforçando a inclusão e a conscientização, profissionais e usuários CAPS I Acolher saíram às ruas e realizaram pedágios educativos, entregando a motoristas e moradores em geral material informativo sobre o “Janeiro Branco”. Seguindo as diretrizes da campanha, o CAPS I Acolher de Bicas e o CIESP CAPS I São João Nepomuceno também realizaram ações internas durante o mês.