O Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP) participa das conversações visando à elaboração de um Projeto de Incentivo e Estruturação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal dos Consórcios Públicos Intermunicipais. O assunto foi abordado na Assembleia Geral Ordinária realizada ontem, dia 6 de março, em Pequeri, com debate e deliberação sobre vários temas de interesse dos municípios consorciados e de suas populações.

Também esteve em pauta o processo lançado pela Secretaria de Estado da Saúde, para a seleção de consórcios intermunicipais com o objetivo de formar uma rede de enfrentamento às emergências. Os prefeitos decidiram que o CIESP vai enviar a documentação exigida no edital de habilitação. A rede de cooperação será responsável por ações complementares diante de eventos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos que constituem emergências em saúde pública no estado de Minas Gerais.

A secretária executiva Mônica Loureiro Muller Pessoa ainda fez um relato da reunião realizada na última quinta-feira, dia 5, em Belo Horizonte. No encontro, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, recebeu gestores de consórcios multifinalitários de todo o estado.

A reunião na capital serviu para fortalecer ainda mais o papel de consórcios multifinalitários como o CIESP. O representante do Governo Estadual demonstrou total disposição da secretaria em firmar parcerias com os consórcios para a elaboração e implantação de projetos focados no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.

Em outra deliberação da assembleia em Pequeri, os prefeitos aprovaram o repasse das atribuições da Vigilância Sanitária para o CIESP. O Consórcio já estuda uma parceria com o Governo do Estado, em busca de suporte e da capacitação necessária à realização dos serviços da área.