A realização de campanha massiva nos municípios para que as pessoas utilizem máscaras de proteção contra o coronavírus está entre as principais deliberações aprovadas na Assembleia Geral de Prefeitos realizada hoje, dia 8, pelo Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP. Outro consenso entre os mandatários municipais é de que não é hora de afrouxar as regras do isolamento social.

A curva crescente no número de casos foi apontada pelo presidente do CIESP, prefeito de Mar de Espanha Welington Marcos Rodrigues, como motivo de grande preocupação e justificativa mais do que suficiente para que todos se mantenham em alerta máximo. “O Estado já possui 51 mil casos confirmados e 14 mortes, sendo uma em Juiz de Fora. O momento é de fechar ainda mais o cerco contra a doença.”

A manutenção das regras para evitar aglomerações e o fluxo excessivo de pessoas foi um ponto recorrente na lista das providências já adotadas prelos prefeitos. A instalação de barreiras sanitárias foi levantada nas discussões e será adotada por alguns municípios a partir da próxima semana.

A conversa ainda envolveu a troca de experiências sobre ações bem sucedidas já em curso nas cidades. Entre elas, a distribuição de cestas básicas para famílias carentes afetadas pela crise econômica em decorrência da pandemia do coronavírus.

Agora recomendado pelo Ministério da Saúde, mesmo para pessoas que não estejam doentes, o uso de máscaras ocupou boa parte da pauta. Algumas soluções para produzir e distribuir as peças foram levantadas. Os municípios já se movimentam para confeccionar as máscaras em parceria com empresas e distribuir gratuitamente à população.

Outra ideia é que as pessoas sejam orientadas e motivadas a produzirem em casa suas próprias máscaras. Tudo isso sem esquecer do trabalho de convencimento para que todos façam o uso do aparato, agora considerado essencial na batalha contra o coronavírus.