O Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP) participou de reunião para elaboração de um Projeto de Incentivo e Estruturação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal dos Consórcios Públicos Intermunicipais.

Uma das metas do “Projeto Saudável e Inclusivo” é fortalecer as pequenas indústrias, trazer regularidade e segurança para os produtores, especialmente aos de pequeno porte, e ampliar as possibilidades de comércio dos seus produtos mediante a equivalência com a inspeção federal. Além da geração de renda e emprego, o grande ganho é que produtos com certificado de qualidade vão chegar à mesa do consumidor.

Para impulsionar o projeto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está disponibilizado cursos de capacitação para inspetores, com transferência de tecnologia altamente especializada.

O Serviço de Inspeção Regional do CIESP (CIESP/SIR) assume papel de referência para vários consórcios do país. Por isso, participou de reunião realizada ontem, dia 27, em Brasília, envolvendo representantes da Confederação Nacional de Consórcios e integrantes do Ministério da Agricultura.

O CIESP foi representado pela secretária Executiva Mônica Loureiro Muller Pessoa, o assessor jurídico da entidade, Rômulo Hastenreiter Rocha, e Bernardo Barbosa Rocha, médico veterinário do CIESP/SIR.