Com o objetivo de discutir o atendimento hospitalar na região, o Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp) promoveu na última sexta-feira, dia 12, na sede do Cisdeste, um encontro entre prefeitos e secretários de Saúde da região. A reunião também contou com a presença do senador Carlos Viana.

Três hospitais na área de abrangência do Ciesp – São José, de Bicas; Santa Casa, de Mar de Espanha e Hospital São João – passam por diversas dificuldades, o que tem prejudicado o atendimento aos pacientes das cidades da região.

A ideia do encontro foi justamente levantar os problemas que cada município enfrenta no tocante à assistência hospitalar e estabelecer ações compartilhadas para solucioná-los. Uma linha de atuação foi aprovada por todos os presentes: a busca por uma saída deve contar com a união e os esforços de todos os municípios interessados, como define a própria essência do Consórcio. Os presentes debateram exaustivamente a questão.

Durante o encontro, o senador Carlos Viana enumerou uma série de ações que foram aprovadas pelo Senado Federal para beneficiar a saúde em todo o Estado. Vianna se colocou à disposição para representar o Ciesp no Ministério da Saúde, buscando solucionar questões de interesse da entidade e dos municípios consorciados. Elogiou a iniciativa do encontro e disse que, por meio dos consórcios, têm se conseguido muitos avanços na saúde e se colocou à disposição para apoiar qualquer ação nesse sentido.

Falando em nome dos demais gestores, o presidente do Ciesp e prefeito de Guarará, José Maurício de Sales solicitou o apoio do senador para viabilizar a nova sede do Ciesp. “Temos plena confiança de que o senhor, com o trânsito que possui junto aos governos estadual e federal, poderá nos ajudar e muito a garantir essa grande conquista para nossa região”, reforçou.

Além do senador e prefeitos de municípios consorciados do Ciesp, o encontro contou com as presenças do presidente do Cisdeste e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, além do secretário executivo do órgão, Denys Arantes Carvalho e da secretária Executiva do Ciesp, Mônica Loureiro Müller Pessôa.