Em março, o Ministério da Saúde chama atenção para as formas de prevenção de dois conhecidos tipos de câncer: o de colo de útero e também o colorretal. A ação, que carrega as cores lilás e azul-marinho, tem por objetivo orientar as mulheres em relação ao exame preventivo realizado anualmente e também ampliar o conhecimento das pessoas sobre o câncer colorretal, doença de intestino que está associada à má alimentação e ao sedentarismo.
Confira outros detalhes das doenças:
Azul-marinho: segundo o Inca, o câncer colorretal é o terceiro mais comum na população brasileira, com, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física.
Apesar da alta incidência, tendo em vista o excessivo consumo de carne vermelha, bebidas alcoólicas, tabaco, além do sobrepeso, é um tipo de tumor que se destaca pelo elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial.
Os sintomas mais comuns são sangue nas fezes, diarreia e prisão de ventre frequentes, dor abdominal, fraqueza, anemia e perda de peso sem motivo.
Lilás: o câncer de colo de útero também tem cura e é facilmente prevenível através de exames de rotina, como o papanicolau. Alguns dos sintomas mais comuns são sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação; corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo; dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo; sensação de pressão no fundo da barriga; vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite; e perda rápida de peso sem fazer dieta.
Além disso, mulheres que utilizam anticoncepcional oral por muitos anos também apresentam maior risco da doença.
Nós do Ciesp apoiamos essas duas causas e reforçamos a necessidade de exames constantes. Cuide de você antes do sintoma aparecer!