O CIESP, em nome dos entes consorciados, reforçou a corrente mundial pela conscientização e prevenção ao suicídio. Para marcar o “Setembro Amarelo”, o Consórcio incentivou a realização de eventos pela valorização da vida nos municípios que integram a base de atuação da entidade.

Em Bicas teve palestra no Polo Universitário, no dia 13 e entrevista para a TV Conexão, realizada no CAPS I Acolher, no dia 17. A equipe também esteve em São João Nepomuceno, no dia 18, participando de entrevista ao vivo na Rádio Transamérica e realizando palestra no Centro Histórico.

Já no dia 24 aconteceu em São João Nepomuceno a passeata envolvendo a equipe de profissionais e pacientes do CIESP CAPS I SJN. Os participantes percorreram as ruas da cidade conduzindo faixas e cartazes com mensagens de alerta e conscientização a amigos e parentes e, também, de apoio a pessoas sob risco de atentar contra a própria vida

A mobilização foi concluída na tenda montada no calçadão da cidade, onde aconteceram abordagens ao público, sessão de alongamento e exposição dos trabalhos confeccionados pelos usuários do CAPS. Em seguida, a equipe de profissionais participou de entrevista ao vivo na Rádio Difusora.

Também fizeram parte das ações as palestras realizadas em escolas dos municípios. Os números justificam a preocupação e a necessidade de ações imediatas para conter o avanço do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo.