Como parte do movimento do Setembro Amarelo, a equipe do Ciesp Caps I Acolher está integrada à corrente nacional, desenvolvendo várias ações com seus usuários para a prevenção ao suicídio.
A casa que abriga o projeto ganhou uma decoração especial, incluindo cartazes e balões coloridos. As dinâmicas passaram a contar com rodas de conversa, confecção e distribuição de lembrancinhas e trabalho de artes relacionados ao tema.
Os atendimentos são individuais e em grupo. Embora o assunto ainda seja um tabu para a maioria da população, falar sobre o suicídio e de como preveni-lo é um compromisso dessa equipe.
Os registros do Brasil apontam cerca de 12 mil suicídios por ano e que estes números estão aumentando, principalmente entre os jovens. Essa triste realidade precisa mudar.
Referência na região, o Ciesp Caps I Acolher presta assistência aos municípios de Bicas, Chiador, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas e Senador Cortes.
A modalidade do atendimento é de porta aberta, em que o usuário participa de forma espontânea. A demanda também pode ser referenciada pelas secretarias municipais de saúde e demais componentes da rede de atenção à saúde.
A estrutura inclui uma equipe profissional atuando na unidade localizada na Rua Antônio Correia de Almeida, nº 338, Bairro Santo Antônio, Bicas (MG). Os contatos também podem ser feitos por meio do telefone (32) 3271-2125.
Exerça a empatia, Setembro Amarelo todo dia!