Abril Marrrom: cuidar dos olhos é um dos alertas dos órgãos nacionais e internacionais de saúde neste mês, numa campanha também adotada pelo Ciesp. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual, devido ao agravamento de alguma doença, como glaucoma, retinopatia diabética, descolamento de retina e catarata. Pelos dados do Atlas Vision, publicado em 2020, a estimativa é de que outras 28,6 milhões de pessoas tenham perda de visão nos próximos anos.

O mais impressionante desses números, no entanto, é o percentual de cura estimado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), caso o paciente faça o tratamento preventivo. Mais de 70% das pessoas podem seguir enxergando, se receberem o tratamento apropriado a tempo.

O Ciesp apoia e trabalha para reduzir esses índices ao oferecer à população dos nossos municípios consorciados o atendimento oftalmológico de alto nível, através de consultas agendadas pelas secretarias de Saúde. 

Se você ainda não se consultou este ano, procure atendimento médico, faça os exames e fuja dessa estatística.