Dando continuidade à modelagem do Projeto “Cidades Inteligentes e Humanas”, o CIESP encaminha aos membros consorciados as minutas do convênio de cooperação técnica e financeira com a CEMIG e do contrato de prestação de serviços com a empresa Efficientia.

Além da redução no consumo de energia elétrica, a iniciativa implementada pelo CIESP visa garantir às prefeituras os recursos necessários à modernização do parque luminotécnico com a aquisição e instalação de equipamentos avançados, como os sistemas com lâmpadas de led. As parcerias ainda incluem serviços de consultoria, assessoria e suporte técnica cabível à execução do projeto. O assunto esteve em pauta na reunião de prefeitos realizada ontem, dia 25, na sede do Consórcio em Bicas.

O Projeto “Cidades Humanas e Inteligentes” é uma forma de reverter de forma positiva para os municípios as exigências da Lei Federal nº 9.991/2000, que dispõe sobre a aplicação de recursos por parte das concessionárias de energia elétrica, em medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia.

A proposta é que a economia aferida com a “eficientização” do parque luminotécnico – redução de gastos com a energia elétrica consumida na iluminação pública – sirva para financiar o projeto, sem gastos extras para os municípios.