Em assembleia realizada pelos prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (Ciesp), na manhã de terça-feira (3), vários assuntos foram discutidos, com avanços importantes.
Um deles diz respeito ao início dos atendimentos do Castramóvel, que oferecerá esterilização de cães e gatos. A previsão é que o serviço comece em agosto, com um ônibus adaptado que atenderá, semanalmente, cada um dos municípios consorciados. Foram discutidas pelos presentes a distribuição dos custos e a designação do veterinário responsável.
Feira de produtos em pauta
Outra atividade que vem sendo planejada também para agosto é uma feira de exposição de produtos de pequenas empresas e empreendedores regionais certificados pelo CIESP SIPOA. O serviço é um braço importante do Ciesp e visa garantir que os produtos fabricados nos municípios consorciados sejam comercializados em toda a área de abrangência do serviço, contando com o selo de inspeção que dá ao consumidor final a garantia da segurança alimentar.
O objetivo é que o evento, a ser realizado em Bicas, possibilite a troca de ideias e motive os produtores, promovendo divulgação dos seus produtos e agregando valor à produção. Outra providência no mesmo sentido são os estudos para firmar parcerias com entidades como Emater, Embrapa, Sebrae, Senar e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o que significa unir esforços para apoio aos produtores, em prol do desenvolvimento regional.
Os projetos da Vigilância Sanitária, do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e da reformulação do Código de Posturas também estiveram em foco. Está em curso o processo seletivo dos profissionais necessários à implantação desses projetos, para a criação de uma estrutura capaz de atender os municípios de forma compartilhada. Diante da contratação em andamento, os gestores definiram o mês de julho como possível data para o início desses trabalhos.
Outro ponto que registrou avanços é a construção da nova sede do Ciesp, orçada em R$ 6 milhões. A proposta é que cada município participe da captação dos recursos necessários junto a parlamentares. A previsão é que a obra seja realizada em 30 meses.
Projeto de geração de energia e mapeamento digital também avançam
Mais uma iniciativa em andamento é a da utilização do lixo doméstico para geração de energia. A partir de conversações com Douglas Augusto Oliveira Cabido, subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e com empresas especializadas, os trâmites se voltam agora para a conclusão do projeto e para as diretrizes visando transformar a iniciativa num projeto-piloto apto a receber recursos do Governo de Minas.
De volta à pauta, a proposição do mapeamento digital, apresentada por profissionais do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba, também vai se consolidando. A proposta de valores foi apresentada, e o objetivo é que o projeto atenda a toda região.
Endoscópio e Mercês como novo município consorciado
Em relação aos atendimentos de saúde, as deliberações se concentraram na aquisição do endoscópio, equipamento utilizado para o procedimento de endoscopia gástrica, orçado em R$ 500 mil. A proposta é que os Executivos auxiliem o Ciesp junto aos parlamentares que prestam apoio aos seus respectivos municípios, visando à obtenção dos recursos necessários.
Por fim, a assembleia deliberou pela inserção de Mercês como novo membro consorciado. Com a solicitação de entrada recebida e aprovada, foram iniciados os trâmites legais para a inclusão do município, que será o 12º integrante da entidade.